fbpx

O que há por trás das brincadeiras e dos jogos?

“O professor de Educação Infantil só brinca, conta histórias e canta.” Vocês já ouviram esta afirmação?

A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. Infelizmente, algumas vezes, os professores ainda escutam essas afirmações. E neste período de aulas presenciais suspensas, atividades entregues em casa ou aulas remotas essa crença se tornou mais evidente. De fato, os professores fazem tudo isso, mas essa prática vai muito além do que se vê.

Então vamos lá…

Proporciona brincadeiras – Ao brincar a criança tem a oportunidade de socializar e interagir com o meio. O aprender brincando tem mais significado para ela, pois está ligado ao FC prazer, o que facilita o processo de aprendizagem, desenvolvendo as partes lógicas e criativas do cérebro.

Canta músicas – A musicalização favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico. Estabelece contato com diferentes gêneros musicais, estimulando a memória, a concentração, a percepção auditiva, a oralidade e as habilidades motoras ( ao realizar gestos).

Conta histórias – A contação de histórias apresenta às crianças o universo da narrativa, desenvolvendo a imaginação, a capacidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos, potencializando e aprimorando o vocabulário e a linguagem oral, além de promover a ampliação das experiências sociais.

Com toda essa riqueza nas proposta da rotina, vamos nos adaptando para preservar o vínculo entre as crianças e a escola. Tais propostas nunca substituirão as aulas presenciais, mas nos possibilitaram, acima de tudo, não perdermos o contato, o vínculo e acima de tudo e em tempos tão duros, a grandeza de semear, escutar e encantar desejos e imaginação. E isso nos devolve a esperança.

Berçário Recriar

Acesse o nosso Instagram: www.instagram.com/bercariorecriar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *