fbpx

Seu filho sabe ler e escrever?

Conversando com uma amiga, ela desabafa: “Meu filho não está alfabetizado! ”. Me pediu dicas de como ajudar em casa neste processo de alfabetização. Perguntei a idade do pequeno e ela me disse que cinco anos. Imediatamente lhe disse que não há absolutamente nada para se preocupar com ele apenas com sua própria ansiedade. Afinal, existe uma idade limite para que o ciclo de alfabetização seja concluído? Quando devemos nos preocupar?

Marcos de desenvolvimento como “engatinhar”, “falar”, “andar”, “ler” e “escrever” são momentos de muita ansiedade para os pais e quando este sentimento é mal administrado por nós, adultos, fatalmente passamos para os nossos filhos. Evidentemente, a ansiedade que emerge destes momentos, marcos de desenvolvimento infantil, se dá quando comparamos nossos pequenos com os pequenos dos outros. A comparação define que a régua oficial é a do outro, e não a do nosso filho. Isso simplesmente não funciona: tem criança que tem dente primeiro, tem criança que engatinha depois, tem criança que fala rápido, tem criança que demora mais a andar.

Portanto, respire fundo, controle sua ansiedade e saiba como ajudar neste momento. Em nossa escola elaboramos um caminho, uma trajetória para a turma de alfabetização e mesmo com as aulas on-line este percurso tem alcançado bons resultados, as crianças estão bem motivadas e os pais bem satisfeitos com os resultados. Quer entender como funciona? Entre em contato conosco!

Berçário Recriar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *